Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O QUE É GRAFITE?



Para quem só vê sujeira, rabiscos, marginalidade na arte de rua; - Por favor - Vamos ficar sintonizados com o nosso tempo!!!
O grafite é uma manifestação extremamente expressiva, popular, engajada, inteligente, com identidade, formadora de manifestações de grupos, multi-cultural enfim... é preciso estar atento ao que se pode fazer com este tipo de manifestação artística que não precisa de um espaço específico para as artes para mostrar suas qualidades. Aqui coloco a criatividade do BLU, que vai além do grafite e se utiliza da rede "internet" para chegar a lugares além de um muro ou uma parede esquecida de uma metrópole qualquer.

http://www.blublu.org/sito/video/muto.htm
http://www.tiratedio.com/curta-metragem-muto-videos-youtube-grafite-animado-blu-blu.html
http://www.stopmotionbrasil.art.br/2009/05/programas-para-captura-de-imagens-em.html




sábado, 24 de julho de 2010

Isto é Arte?




Arte contemporânea sempre apresenta em um primeiro contato uma certa medida de estranheza. Isto é perfeitamente normal, afinal isso é natural no ser humano. Sempre que encontramos algo que não esta inserido em nossa realidade, em nosso cotidiano "dia a dia", cria uma pausa, uma desaceleração em nossa visão. É nesse instante fora do tempo que fruímos "observamos" um processo artístico, chamado objeto de arte. Então isto é o olhar, é o ato que vai além da visão, é aquilo que nos faz pensar, para que no instante seguinte não nos seja mais estranho. Nos aproximando de outras pessoas que já absorveram este entendimento o que nos possibilita dialogar, e trocar entendimentos, modos de ver as coisas, o que faz todo mundo melhorar o próprio olhar, nossa visão sobre todas as coisas.
E para que serve isto?
Bem, todo dia vivenciamos situações, convivemos com outras pessoas, familia, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, colegas da escola, colegas virtuais (internet). Também nossas atividades diárias, tanto as que gostamos como também as que não gostamos, fazem parte do processo que muitas vezes fazemos sem "pensar" . Simplesmente participamos de tudo, mas não compreendemos a maior parte delas, não estamos acostumados a pensar o porque das coisas. Este é o exercício das Artes, nos fazer questionar, pensar criar novos modos de ver, olhar, fazer enfim, o que se possa imaginar.